Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Férias com a neta

Sexta-feira, 31.07.09

  Foto: Maria Camera

 

 

Finalmente uns dias de férias!

 

Vim para casa de uma amiga na Ericeira, eu e a minha neta.

 

Tem sido muito bom, embora, eu sinta uma grande diferença entre este ano e a última vez que a D. Leonor veio passar férias de verão (a sério) comigo. Dessa vez até fomos passar um FDS com a Drª. Arminda e foi lá que ela teve o primeiro contacto com a piscina, deu os primeiros mergulhos, etc., tinha 3 anos.

 

Agora tem 6 e eu canso-me como se tivesse 200...Lolllll

 

Fomos um dia ate a piscina e lá andou ela de braçadeiras feliz da vida.

 

Mas quando fomos até a praia fui com ela sem as braçadeiras e ensinei-lhe o que ensinei há Mãe dela, só que essa mal sentia a água fria no pé já estava aos gritos....

 

Maré baixa com muito pé, ondas pequenas, mas o mar é sempre traiçoeiro e o da Ericeira mais ainda.

 

Ensinei-lhe o respeito pelo mar, as ondas que se furam, as que se saltam, as que se podem fazer carreirinha para a praia. Ensinei-a a olhar sempre para trás quando se levanta, para ver o tipo de onda que vem e o que deve fazer, olhar de vez em quando para terra e ser o ponto de referencia que marcamos, se está muito afastado ou não, pois o mar puxa!

 

E também lhe expliquei que com o dedo no nariz não tinha as duas mão para nadar e que a água não entra no nariz, pode e deve andar de olhos abertos debaixo de água, a boca essa convém ficar fechada, pois ela não peixe, mas um pirulito também não mata....

 

E não é que resultou?!

 

Foram carreirinhas, mergulhos, furar de ondas, e ela própria já controlava se nos estávamos a afastar ou não!

 

Claro que eu cheguei mais morta que viva, mas ela perdeu o medo das ondas mas não o respeito ao mar.

 

Tenho é que lhe arranjar uma coisa tipo trela peitoral para a segurar...Lolllllllllllll

 

 

voltámos até aá praia no dia seguinte, muito vento e bandeira amarela, ela sabe o significado das cores das bandeiras emas quis ir só até á bordinha tentar nadar um bocadinho....

 

Fomos, eu avisei-a que o mar estava muito perigoso, mesmo na bordinha, ela insistiu e com a ajuda do balde lá nos molhamos.

 

Tinha ela água pelos joelhos quando de repente, eu estava a ver mas não disse nada, apenas lhe agarrei bem a mão, esta lhe subiu até ao peito!

 

Ela olhou para mim com um ar muito sério e disse:

 

- " Sabes Avó, acho que é melhor sairmos agora, pois o mar hoje não está para brincadeiras...."

 

Eu concordei, enchemos o balde e subimos.

 

 

Contei-vos isto apenas porque sempre fui da opinião que se deve explicar as coisas ás crianças como elas realmente são, claro que de modo a que elas entendam, pois o simples, NÃO, porque EU NÃO QUERO OU NÃO DEIXO, é a pior coisa que se pode fazer ou dizer a uma criança ou jovem.

 

Além do mais alguns os Pais e até Avós parece que se esqueceram do que fizeram e pensaram enquanto crianças/jovens.

 

 

Eu lembro-me perfeitamente e por isso ensinei e eduquei a minha filha a saber das coisas na maior transparência de acordo com a idade que ia tendo. Problemas?! Felizmente nunca mos deu.

 

Se saía à noite eu dormia descansada pois tinhas um acordo que ela sem cumpriu, vinha mais tarde telefonava, etc.

 

Pais e Filhos não têm que ser melhores Amigos mas sim Terem Absoluta Confiança um no outro e saberem que quando existe um problema o nosso filho(a) tem a certeza que pode conversar connosco como uma pessoa, um ser individual que é e não o "nosso filho", claro que eles vão sempre falar com o/a melhor amigo/a mas é bom que conversem connosco,

 

Para isso nós Pais temos de aprender aquilo que muitos não querem ver, os Filhos não são nossa propriedade, são pessoas que se vão tornar independentes e a nossa obrigação é prepará-los, ensiná-los a voar, alertá-los e deixá-los ir....

 

Mas todos sabemos que só se aprende com as próprias cabeçadas e aí cá estamos nós, novamente, para os apoiar e recolocar no caminho certo.

 

Claro que existem limites, mas as regras do jogo começam mal eles nascem e se não forem jogadas logo desde essa altura, não vai ser na adolescência que se vai conseguir alterar o jogo, aí já pode ser tarde, por vezes demasiado tarde!

 

 

 

 

Luar

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Luar Luar às 14:06


Miar para as Luas

De http://shakermaker.blogs.sapo.pt a 31.07.2009 às 23:44

Ora viva!

Cá está: conselhos de quem sabe do que está a falar. Quem sabe, sabe. Quem não sabe, agora já ficou a saber. Olha, já sei!

Já estou pronto para ter netos! Espera...
Afinal, primeiro ainda tenho que ter filhos.
Raios!

Um abraço...
shakermaker

De Luar a 17.08.2009 às 12:20

Sir é sempre um prazer vê-lo por aqui. Quanto aos filhos/netos, o mais fácil é "arranjar" o "Pacote já completo" olhe que andam por aí uns quantos bem giros, nem é preciso que venham já com netos....
Beijo nas suas mãos

De soaresesilva a 27.08.2009 às 11:57

Há que tempos que não vinha aqui e encontro já uma Neta de seis anos!!!! Aproveitei para colher os teus bons ensinamentos.

De http://shakermaker.blogs.sapo.pt a 04.09.2009 às 23:49

Ora viva!

Tive uma educação parecida e também dada, em parte, pelas minhas avós. Agora sou eu que tenho de "educá-las" pois estão cada vez mais velhas e teimosas. Mas adoro-as por tudo o que fizeram por mim. Continuação de boas férias!

Um abraço...
shakermaker

De reflexoessustentaveis a 28.03.2010 às 23:09

Gostei muito do teu blog.
Gostaria de fazer com a tua autorização um link no meu e desde já convidar a visitar o reflexoessustentaveis.blogs.sapo.pt.
Saude e prosperidade ecológica.
Cloviano

De Luar a 30.03.2010 às 12:05

Obrigada pela visita e pelo comentário, pode fazer o link no seu blogue que já visitei e tem efectivamente artigos interessantes.
boa sorte

Miar para as Luas